Iniciámos o processo de revisão do Plano Director Municipal (PDM).

Este é o principal instrumento de planeamento e ordenamento territorial de Castelo de Paiva, e será, mais do que uma imposição legal que nos obriga a todos, um compromisso de zelarmos pelo futuro do nosso concelho, preservarmos e potenciarmos os recursos humanos e naturais.Convocamos os paivenses a participar e a preparar em conjunto o desenvolvimento do nosso município. Queremos um PDM participado porque acreditamos no futuro da nossa terra. Queremos que todos tenham motivação para se pronunciar sobre os objectivos que se prendem como o desenvolvimento integrado e sustentável do nosso território, apostando nas melhores estratégias, na programação e regulamentação dos mais diversos sectores.

Desde o desenvolvimento local, articulado numa estratégia nacional e regional, o entrosamento das políticas sectoriais, a gestão programada do território,  a definição da estrutura ecológica municipal, as regras de qualidade ambiental e de preservação e reabilitação do património, as grandes opções de localização de infraestruturas, equipamentos e serviços, até aos parâmetros de uso do solo e de fruição do espaço público, esta é uma oportunidade única para olharmos para o nosso território e pensarmos, em conjunto, o nosso futuro.Pela sua natureza regulamentar pretende-se, particularmente, que o PDM estabeleça o modelo da estrutura espacial do município, procedendo à classificação e definição das regras de utilização do uso dos solos,  definindo os perímetros urbanos e os indicadores urbanísticos, designadamente delimitando-os e impondo medidas de controlo da dispersão urbana e de sustentabilidade para o solo rural.Por tudo isto, o processo de revisão do nosso PDM é uma oportunidade que não podemos perder para consensualizarmos a antevisão dos próximos anos de Castelo de Paiva.

Para isso, contamos convosco.

José Manuel Carvalho